domingo, 29 de janeiro de 2012

Faturando.

Da Poupança para o Tesouro.
Olá pessoal... nas próximas conversas, abordarei oportunidades de investimentos que são historicamente melhores que a caderneta de poupança. Começo com as de renda fixa, de investimentos sem riscos para o cliente. E não por acaso, principalmente em razão das muitas perguntas enviadas sobre a coluna passada, volto a falar, só que dessa vez de forma aprofundada, dos títulos públicos, mais conhecidos no mercado como “Tesouro Direto”, que foi o investimento de renda fixa que teve o melhor retorno nos últimos 10 anos. Conceitualmente, eles são títulos com a finalidade principal de captar recursos para financiamento da dívida pública e atividades do Governo federal, como educação, saúde e infra-estrutura.Você literalmente empresta dinheiro ao governo.Diferente do que muita gente pensa, poupança tem risco sim! Seria o risco da instituição onde está o dinheiro quebrar, no caso, os bancos. Já no Tesouro Direto, o risco seria do país quebrar.Mas convenhamos, se chegarmos nesse ponto, os bancos já teriam ido pro saco a muito tempo, concordam?! As principais características dos Títulos Públicos são que eles se destinam a pequenos investidores, desde que pessoas físicas, com investimento mínimo de R$200,00 (isso mesmo, com duzentas pilas você já pode investir em títulos públicos), de liquidez diária na compra, podendo serem vendidos semanalmente às quartas-feiras, ou seja, pode comprar todos os dias, mas vender apenas nas quartas. Se tem como exemplo o NTN-B, vinculado ao IPCA, de juros semestrais e o principal no vencimento; o NTN-B Principal, vinculado ao IGPM, com juros e principal no vencimento; o NTN-C, atrelado a Taxa Selic,  com juros semestrais e o principal no vencimento; o LFT, com juros e  principal no vencimento; o NTN-F, com juros e  principal no vencimento e o NTN-F, também com juros e  principal no vencimento, sendo os dois últimos com juros predefinidos.Lembrando que IPCA e IGPM são índices de inflação e Selic trata-se da nossa taxa básica de juros, que hoje está em 10.5% ao ano.Nós brasileiros temos a cultura de investir em poupança, mas acredito que estamos ligados a ela mais por falta de informação. Penso que na medida em que o tempo for passando, as pessoas vão ganhar mais conhecimento e credibilidade no mercado financeiro. Caso não tenha entendido bulhufas, fique a vontade para entrar em contato. Um grande abraço e até a próxima.
Texto inicial: Felipe Campolina, consultor financeiro e corretor de Mercado e Capitais da Vanguard Investimentos. 
Edição Final: @variadu.

4 comentários:

  1. Masssa!!!!!!
    É bom prestar esses esclarecimentos...a maioria das pessoas são desinformadas e acabam ficando na poupança por não saber como as outras coisas funcionam.Principalmente os que tem pouco dinheiro, pensando que só se tem a poupança para os pequenos.Valeu demais pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Legal demais.
    Depois fale mais de outras oportunidades para investir.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Black Phillip!!!!Muito bom o texto! Já tinha ouvido falar alguma coisa dos títulos do tesouro, mas agora é que clareou.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Dr.
    Qualquer dúvida é só falar.
    Estou à disposição.
    Grande abraço

    ResponderExcluir